Um item pouco lembrado pelas empresas que possuem máquinas e equipamentos, é o quesito manutenção, este é um item de extrema importância que pode representar estar trabalhando com segurança ou não, alem disso, vem sendo alvo de notificações por parte dos Auditores Fiscais do Trabalho que vem reforçando a fiscalização e exigindo cada vez mais da gestão de segurança das empresas. De fato o maquinário brasileiro vem sofrendo constantes adequações as normativas de segurança, em virtude da forte fiscalização e do aprendizado adquirido pelos profissionais da área, mas as empresas precisam ficar alertas para todos os aspectos e preparar a sua equipe de manutentores para realizar as inspeções sob pena de serem novamente notificados ou em alguns casos interditados por não atenderem uma regulamentação exigida na Nova NR12.
Algumas empresas já saíram na frente e estão terceirizando este serviço, neste caso, o resultado da inspeção de segurança é melhor aproveitado pois o inspetor opera como um auditor, pois ele não é o responsável por executar o serviço de manutenção e portanto fica mais a vontade para apontar não conformidades.
Leonardo A. do Nascimento
leonardo.a.nascimento@gmail.com
(adaptação do texto postado em http://leonardoadonascimento.blogspot.com em 21/07/2008)
segunda-feira, 4 de julho de 2011
Manutenção e Registro de Manutenção em Máquinas e Equipamentos.
Marcadores:
Adequação de Máquinas,
ART,
Laudo Técnico,
Manutenção,
NR12,
Proteção de Máquinas,
Segurança de Máquinas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário